PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS

Compartilhe:

O dia 1 de Janeiro de 2021 entrou para a história da Guarda Municipal de Dourados (GMD). Desde sua criação (1995), essa é a primeira vez que uma mulher assume o cargo de Comandante da Instituição.

A supervisora GM Liliane Graziele Cespedes de Souza, 36 anos, cristã, casada e mãe de dois filhos, formada em Direito pela UFGD e Pós-graduada em Gestão de Segurança Pública e Gerenciamento de Trânsito, Gestão de Pessoas entre outras, foi nomeada pelo novo Prefeito Alan Guedes, assumindo assim o comando da Guarda Municipal de Dourados, que antes era ocupado pelo Inspetor GM Divaldo Machado.

A Comandante GM Graziele, ingressou na Guarda Municipal no ano de 2008, onde esteve contribuindo em diversos departamentos dentro da instituição, como, Corregedoria, Central de comunicação e monitoramento (CECOM), Ronda Escolar, Setor Administrativo entre outros.

 A notícia da nova comandante chegou como uma surpresa para alguns integrantes, e ao mesmo tempo, uma mudança significativa e desafiadora, visto que, desde sua criação, o cargo sempre foi ocupado apenas por homens na Instituição.

Para a Segurança Pública, é uma conquista marcante. As mulheres tem conquistado e ampliado cada vez mais seu espaço em ambientes predominantemente masculino, desmistificando a teoria do sexo frágil.

Desafio

Segundo a Comandante GM Graziele, o sentimento em assumir esse cargo tão importante, sendo a primeira mulher a ocupar o posto, é de total orgulho e de muita responsabilidade. “Tenho consciência desse momento histórico do qual faço parte e dos novos desafios que tenho pela frente. Teremos lutas e vitorias a serem conquistadas, mas estamos dispostos a colaborar para o crescimento da Instituição e continuar prestando um serviço de qualidade a nossa sociedade”.

A Comandante relatou ainda que ao aceitar o convite, temeu pela falta de experiência no cargo, mas convicta de seus valores, ouviu a seguinte frase: “Graziele, experiência a gente adquiri com o tempo, o problema é quando falta caráter”, o que lhe trouxe muita segurança na hora de aceitar a nobre missão. “Temos a convicção que com a ajuda de DEUS, da nova equipe e empenho de cada colega, estaremos contribuindo para o crescimento da Guarda Municipal, fortalecendo ainda mais a instituição na qual eu sirvo a quase 13 anos.

A Supervisora encerrou dizendo que “os problemas certamente virão, mas creio que DEUS não escolheu apenas os capacitados, mas capacitará todos os escolhidos para essa missão, e é com essa frase que posso definir o que será o comando da Guarda Municipal de Dourados”.

Relatos e Expectativas

“Acho interessante e agregador um comando feminino, um novo ponto de vista. Não vejo distinção de gênero, ou que seja um melhor que o outro para comandar, mas renovação é necessária. Minhas expectativas são as melhores, pois é visível o quanto a nova comandante é capacitada e querida dentro da instituição”. (GM Moreira)

“Lá em casa, minha esposa vai ao mercado e administra as finanças, ela sabe mais do que eu o que é melhor para nossos filhos e consequentemente para nossa família, ela cuida de notas e medica quando necessário. Eu escolheria ela para comandar a GM ao invés de mim. Penso que a nova comandante GM Graziele, é um exemplo claro de que as mulheres sempre administraram as coisas com maestria. Eu particularmente estou muito feliz e cheio de expectativas.” (GM Ostemberg)

“Sou totalmente a favor. As mulheres têm uma visão mais sensata sobre o contexto geral da Instituição e das pessoas que ali trabalham, trazendo um aspecto mais humano a esta relação. Creio também, que as estatísticas demonstram que as mulheres têm os princípios e ideais bem definidos, valorizando mais o que é ético, não estando propícias ao que é ilegal e imoral”. (GM)

“Mesmo com muitos preconceitos, a participação da mulher em nossa sociedade vem crescendo cada vez mais, e em um ambiente que historicamente sempre teve participação massiva de homens, isto torna-se um grande feito.  Um comando feminino dá a oportunidade da Instituição crescer ainda mais, trazendo um novo olhar para com as pessoas, buscando ouvir e uni-las, oferecendo o mesmo tratamento para homens e mulheres, tudo em busca do melhor para a Instituição.” (GM Da Cruz)

“A mulher vê o mundo sob a ótica da lógica mas também do sentimento, elas sabem conjugar as duas coisas. A mulher naturalmente é multitarefas, diversificada. A expectativa desse comando é algo bastante positivo, no sentido humano, no sentido gerencial, de uma nova visão, inovações do nosso dia a dia operacional. Vamos ter uma pessoa diferenciada, não somente por ser mulher, mas por ser a pessoa que é, pela carreira dela, pela conduta ilibada, por ser uma pessoa de valores, com muito potencial a oferecer. Pra mim foi uma medida bastante acertada, uma medida corajosa, de uma pessoa que quer renovação, sendo a medida do momento, o prefeito não poderia ter sido mais perfeito na escolha dele. Com a ajuda e participação positiva de todos, com certeza será um Comando de Sucesso.” (GM Telles)

“Estou feliz com a escolha do novo comando. A notícia encheu meu coração de expectativa. Acredito que a mulher tem uma visão holística, um olhar macro diante de qualquer situação. Certamente será um marco na história da Guarda Municipal de Dourados, contribuindo ainda mais para o crescimento da nossa Instituição, principalmente na valorização humana.” (GM)

Edição: GM Paula Bonilha

Sobre guardadourados

Veja também!

Guarda Municipal prende ladrão que arrombou e furtou restaurante no centro

Compartilhe: A Guarda Municipal de Dourados (GMD) prendeu no início da manhã deste domingo (11/04) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *