Home / Palestras / Outubro foi o mês internacionalmente escolhido para a sensibilização a respeito do câncer de mama

Outubro foi o mês internacionalmente escolhido para a sensibilização a respeito do câncer de mama

Outubro foi o mês internacionalmente escolhido para a sensibilização a respeito do câncer de mama. A data é celebrada tendo como objetivo conscientizar e informar sobre a prevenção desta doença, proporcionado acesso a serviços de diagnósticos e tratamento com o intuito de diminuir a mortalidade, utilizando o laço de cor rosa, ou apenas a cor rosa, como símbolo da causa. Muitas ações são feitas com a pretensão de reforçar a importância e a necessidade da prevenção. Lembremos que não é somente em outubro que devemos nos cuidar, afinal a doença não escolhe data para seu acometimento.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata, sendo a maioria de suas vitimas mulheres a partir de 40 anos de idade, não descartando as demais faixas etárias. Não nos enganamos acreditando que é uma doença que afeta apenas mulheres, afinal os homens também são vítimas, porém de forma mais rara devido a diminuição de tecido mamário comparado as mulheres. No Brasil, apenas 1% dos casos da doença representam os homens.

É necessário falar sobre isso e o autoexame é de extrema importância, onde 80% dos tumores são detectados. Não podemos deixar de mencionar, evidentemente, os exames clínicos, como a mamografia, onde se podem obter maiores probabilidades de cura. Manter hábitos saudáveis diminui a possibilidade de manifestação da doença e acaba se tornando a melhor forma de prevenção. Isso inclui manter uma dieta rica em alimentos naturais e não industrializados, além de atividades físicas regulares, baixa ingestão de bebidas alcoólicas e cigarro.

Muitas vezes nos preocupamos mais em manter uma aparência saudável através da estética, cuidando apenas da aparência física e nos esquecemos de que o lado de dentro é mais importante ainda, pois o corpo humano pode ser comparado a uma máquina com diversas engrenagens, sendo que todas devem trabalhar bem para seu bom funcionamento. Cuidar do nosso corpo é autocuidado, é amor e acima de tudo é responsabilidade. Somo mulheres fortes, mas algumas ainda não descobriram isso, por isso, se ame e prove esse amor cuidando da sua saúde.

Por: GM 3ª Juliana

About guardadourados

Veja também!

Depressão não é frescura

A alguns meses (não saberei precisar quantos e, ao ler o texto entenderá os porquês, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *