Home / Ação Social / GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS REALIZA BALANÇO DAS ATIVIDADES NO QUADRIMESTRE 2019

GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS REALIZA BALANÇO DAS ATIVIDADES NO QUADRIMESTRE 2019

A cidade de Dourados esta semana, novamente foi destaque no cenário Estadual de maneira muito positiva, pois conforme relatórios da Secretária de Segurança Pública – SEJUSP as forças de seguranças locais, através de um trabalho conjunto com estratégias e ações planejadas têm conseguido reduzir ou estagnar os principais indicativos de criminais, como, furtos, roubos, homicídios entre outros em Dourados, mesmo com o crescimento populacional que conforme o IBGE chega a 220 mil habitantes.

E a Guarda Municipal de Dourados, em muito tem contribuído para esses resultados com ações preventivas, repressivas e de apoio às forças policiais, Ministério Público e demais organizações civis da cidade.

As ações preventivas ocorrem diuturnamente com as rondas nas praças, logradouros e patrimônios públicos, fiscalização de trânsito, Ronda Escolar Comunitária e apoio as instituições judiciarias e policiais nas ações planejadas de segurança pública.

Nestes quatros primeiros meses de trabalho em 2019, a Guarda Municipal realizou 14.142 procedimentos na sua grande maioria preventivos e interviu em 433 crimes, gerando Boletins de Ocorrências com encaminhamento dos autores à Delegacia de Polícia.

Um dos destaques na prevenção são as Rondas Escolares Comunitárias, no qual são atendidas aproximadamente 50 escolas, entre Estaduais, Municipais, Particulares. Foram realizadas 3.182 rondas, com 96 boletins de atendimento e somente 12 boletins de ocorrências. A presença constante da Guarda Municipal nas escolas tem propiciado esse ambiente seguro para alunos, professores e toda comunidade escolar.

Outo fator de muita importância são as rondas constantes das equipes nos patrimônios públicos, praças, e logradouros. Essas equipes realizaram 4.359 rondas preventivas, proporcionando um ambiente seguro para as famílias, crianças e toda sociedade douradense, sendo lavrados 1.774 Boletins de Atendimentos, onde as equipes da GM são solicitadas pela população para algum atendimento que não caracterizam infrações penais. Atenderam 300 denúncias de perturbação do sossego, 150 ofícios enviado por instituições, 54 escoltas de presos para as audiências de custodia e realizou 20 encaminhamentos de pessoas necessitadas a Casa da Acolhida.

Em quatro meses de trabalho foram lavrados 433 boletins de ocorrências com o encaminhamento dos envolvidos em algum delito ou crime para as Delegacias de Polícias. Podemos destacar os seguintes dados: 98 fugitivos da Justiça foram Capturados, 62 pessoas detidas por Furto e (ou) receptação, 43 condutores embriagados presos, 42 pessoas presas portando ou fumando entorpecentes, 30 flagrantes de tráfico de drogas, 25 casos de violência doméstica atendidos e 24 pessoas encaminhadas a Delegacia por perturbação do sossego e 07 veículos furtados recuperados. É de salutar que as equipes tiraram de circulação das mãos de criminosos 05 armas de fogo, que poderiam ser usadas no cometimento de diversos delitos, principalmente roubos e também foram apreendidos 352 tabletes de maconha que pesaram aproximadamente 300 kg. Na fiscalização de trânsito 285 pessoas foram flagradas dirigindo veículos sem ter a devida Carteira nacional de habilitação e 419 pessoas conduzindo veículos irregulares, sem estarem devidamente licenciados.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado de Menezes, “As ações principalmente preventivas realizadas pela Guarda Municipal também contribuíram para que Dourados atingisse o devido destaque da redução dos índices de violência. Dourados pode servir de modelo para todo Brasil, pois as forças policiais, da cidade trabalham integradas, trabalham juntas, quem ganha é a sociedade e os resultados estão presentes no nosso dia a dia”. E Encerra enfatizando “a Guarda Municipal está à disposição de toda sociedade para juntos construirmos uma Dourados cada vez mais segura. Os telefones 153, 199 e 3424-2309 estão à disposição de todos para nos solicitar sempre que precisarem”, finaliza o comandante da GMD.

About guardadourados

Veja também!

PAI E FILHO SÃO PRESOS PELA GUARDA MUNICIPAL COM ARMA DE FOGO

Equipes da ROMO MOTOS da Guarda Municipal realizavam fiscalização do Toque de Recolher no bairro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *