Home / Ação Social / GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DO 1° SEMESTRE DE 2019

GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS DIVULGA BALANÇO DE AÇÕES DO 1° SEMESTRE DE 2019

A Guarda Municipal de Dourados divulga balanço dos trabalhos nos 6 primeiros meses do Ano, analisando como positiva a atuação da Instituição em práticas preventivas, comunitárias e a Integração com as demais Forcas Policiais de Segurança Pública e Poder Judiciário. As ações da Instituição nos seis primeiros meses do ano já superaram em números as que foram realizadas em todo ano de 2018. O crescimento dos trabalhos da GMD é reflexo dos planejamentos da Prefeitura Municipal de Dourados que realizou o curso de formação e a posse dos 92 Guardas Municipais aprovados em concurso público. O curso de formaçãoteve a carga horária de 800h seguindo a Matriz Curricular Nacional estabelecida pelo Ministério da Justiça.

Sendo este realizado com apoio das Instituições de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, Exército, AGEPEN, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Universidades e Sociedade Civil Organizada, que disponibilizaram diversos profissionais para ministrar as aulas. Desde o início de 2019 a Guarda Municipal tem intensificado as rondas nos patrimônios, praças e logradouros públicos visando garantir maior segurança às pessoas que frequentam os locais, prestando o apoio constante as forças Polícias e ao poder Judiciário, nas ações de Segurança Pública.

Desta forma, a presença constante da Guarda Municipal tem inibido a prática de ilícitos ou irregularidades, proporcionando segurança e conforto para a população douradense que freqüentam esses locais. Durante primeiro semestre do corrente ano a Guarda Municipal realizou 28 mil procedimentos, com destaque para mais de 11 mil Rondas em Patrimônios Públicos e 8 mil Rondas Escolares,comaumento de 17% nos procedimentos realizados, visto que em todo ano de 2018 foram realizados 24 mil atendimentos.

Nas rondas patrimoniais os GMs vistoriam os patrimônios públicos, praças, realizando abordagens e identificação de pessoas em atitudes suspeitas como forma preventiva de atuação. Nesses locais foram realizados 1.300 atendimentos e lavrados 236 boletins de ocorrências, sendo que 18 pessoas foram flagradas danificando os patrimônios públicos. Em 2018 foram 232 prisões de criminosos nos patrimônios públicos. Em 2019foram lavrados 4 mil boletins de atendimentos onde a situação foi resolvida no local.Preventivamente as equipes da GM encaminharam 88 pessoas em estado de Vulnerabilidade a Casa da Acolhida,atenderam diversas solicitações da UPA, do Lar Renascer e outras secretarias foram 646 apoios a outras secretarias da Prefeitura/Estado e entidades e demais atendimentos preventivos.

A GMD tem dado apoio constante as Instituições de Segurança Pública com 228 atendimentos as forças policiais. Para a Polícia Federal e Polícia Civil a GM realizou a escolta de 365 presos, sejam para as audiências de Custódia na Justiça Federal, Estadual ou nas transferências de presos para a PED – Presídio Estadual de Dourados. (Boletins de Atendimentos – 2019)

Nas ações da Guarda Municipal em crimes com o encaminhamento dosenvolvidos as Delegacias de Polícia, somente no primeiro semestre foram lavrados 961 Boletins de Ocorrências, número este superior ao mesmo período de 2018, que foram 793 boletins de ocorrências lavrados. A presença preventiva da GMD tem como características inibir a criminalidade está que culminaram na prisão de 223 foragidos da justiça, um aumento em 140% nas capturas.

Nas fiscalizações de praças e logradouros públicos a Guarda Municipal já prendeu 81 pessoas, flagradas portando ou usando drogas, principalmente cigarros ou trouxinhas de maconha. Em 2019 foram presas por crimes de furtos, receptação e roubo 132 pessoas e recuperados diversos produtos furtados: como 45 bicicletas; 35 celulares e 31 veículos. Foram retirados de circulação 08 armas de fogo e 872 munições de diversos calibres. No mesmo período de 2018 foram presas 126 pessoas pelos mesmos crimes. No combate ao Tráfico de Drogas a Guarda Municipal tirou de circulação 2 toneladas de maconha, Skunk (Super-Maconha), cocaína, crack e haxixe.

Em relação às vítimas de violência doméstica e apoio a Delegacia da Mulher, a Guarda Municipal atendeu 170 casos de agressões ou descumprimento de medidas protetivas, sendo 78 pessoas flagradas no cometimento dos crimes encaminhadas as Delegacias de Polícia. Tendo em vista que em 2018, foram 60 casos atendidos, um aumento de 180% nos atendimentos. No trânsito trabalho constante de prevenção e fiscalização resultou em 2019, a prisão de 97 condutores dirigindo veículos embriagados e 53 motoristas encaminhados a Delegacia por direção perigosa. Aumento de 50% nas prisões em 2019 de motoristas embriagados. Também foram notificados 636 condutores que avançaram o sinal vermelho, 559 que não possuíam CNH e 940 veículos irregulares com falta de equipamentos obrigatórios ou em débitos removidos ao pátio do DETRAN. Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado de Menezes, “A GM vem realizando um trabalho preventivo e constante nas praças e parque públicos, afim de, impedir a prática de ilícitos e a presença de criminosos. As pessoas podem aproveitar ao máximo seus passeios, atividadesfísicas, brincadeiras no parque, pois se sentem mais seguras.

Também contamos com a parceria da população que podem ligar nos telefones 199 e 153, da GM e fazerem suas denúncias que uma equipe será sempre encaminhada para averiguar a situação. Segundo, Machado “é importante destacar que houve um aumento considerável nos atendimentos das ocorrências da Guarda Municipal em relação ao ano anterior, principalmente pelo aumento do efetivo, visto que a prefeitura municipal efetivou os aprovadosno curso de formação realizado no final do ano passado. Anteriormente não tínhamos contingente disponível para trabalhar nas motocicletas e hoje temos um grupo de motociclistas (ROMO) e veículos com toda a mobilidade e agilidadeexecutando os trabalhos da GMD. A união, parcerias e a Integração das forças policiais, poder Judiciário com a Guarda Municipal é um ponto a ser destacado e Dourados se sobressai em todo Brasil por essa integração.Tanto que há anos, é a única cidade do MS, segundos dados da própria Secretaria de Segurança Pública Estadual a reduzir ou estagnar todos os indicadores criminais observados, finaliza o comandante.

About guardadourados

Veja também!

Guarda Municipal prende homem por fornecer bebida a menor de 14 anos

Uma equipe da Guarda Municipal de Dourados prendeu em flagrante um jovem de 20 anos …

2 comments

  1. Parabéns a Guarda Municipal de Dourados, parabéns ao Prefeito pelo trabalho em prol do cidadão de bem, a GM fazendo Segurança Pública. Infelizmente uma minoria que detém o poder não reconhece a Guarda como Polícia, mas tenho certeza que haverá uma mudanca no artigo 144 da CF acrescentando o inciso VI Guardas Municipais.

    • guardadourados

      Ficamos muito felizes com o reconhecimento, espero que possamos retribuir melhorando cada dia mais os serviços prestados á sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *